Proposta de Trabalho 2011 – 2015
Gestão Participativa,
Expansão Planejada e
Valorização das Pessoas
Expansão Planejada e
Valorização das Pessoas
Proposta de Trabalho elaborada com a participação de servidores de todas as áreas
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
Educação
1. Zelar pela melhoria constante da qualidade das aulas e pela disponibilidade de material didático para todos os cursos.
2. Estimular a produção de material didático no campus.
3. Promover fóruns de discussão sobre educação no campus com a participação da comunidade externa.
4. Incentivar discentes e docentes a buscarem novos conhecimentos por meio de atividades e visitas técnicas orientadas.
5. Propiciar o desenvolvimento de projetos que estimulem a leitura e a produção textual.
6. Incentivar o desenvolvimento de projetos autônomos, em todos os níveis de ensino, que estimulem a aprendizagem e a iniciação científica.
7. Implantar educação à distância de acordo com a realidade local e regional.
8. Reestruturar a modalidade de ensino – PROEJA.
9. Oferecer melhores condições para docentes e discentes do PROEJA (transporte, alimentação, capacitação, visitas técnicas, etc.).
10. Reestruturar o ensino médio, possibilitando a todos os alunos aprovados no exame de seleção frequentarem as aulas no campus.
11. Redefinir a estrutura curricular e carga horária dos cursos técnicos integrados de forma a garantir a realização de aulas práticas e projetos.
12. Reestruturar e modernizar os setores de produção transformando-os em verdadeiros laboratórios de ensino, ciência e tecnologia.
13. Implantar curso preparatório para vestibular e ENEM no campus.
14. Criar projeto que possibilite oferecer aulas de reforço em disciplinas básicas do ensino médio (Português e Matemática).
15. Implantar novos cursos de graduação e pós-graduação, considerando a realidade da região e o mercado de trabalho, de acordo com a filosofia dos Institutos Federais de Educação.
16. Discutir regularmente a estrutura curricular de todos os cursos e promover melhores condições de funcionamento dos mesmos.
17. Promover e incentivar a divulgação da produção acadêmica do campus.
18. Criar Coordenação Geral de Ensino Superior para tratar assuntos relacionados aos cursos superiores de tecnologia, graduação e pós-graduação.
19. Reavaliar, juntamente com professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, o atual Regulamento Interno dos cursos superiores.
20. Criar secretaria única para registros escolares dos cursos superiores.
21. Ampliar as discussões entre os docentes do campus e Reitoria sobre a criação de programas de pós-graduação.
22. Atender a todos os cursos nas suas diversas particularidades como: implantação do herbário e nomeação curador, criação da fábrica de software, aumento do número de salas de aulas, ampliação e modernização dos laboratórios de pesquisa e aulas, treinamento dos servidores de apoio, etc.
23. Apoiar a criação dos Diretórios Acadêmicos, Grêmio Estudantil e Diretório Central dos Estudantes e oferecer estrutura física e logística para seu funcionamento.
24. Realizar reuniões mensais entre líderes de turmas e a direção geral.
25. Zelar pelo cumprimento da Portaria nº 288 de 28 de março de 2011 que trata do trabalho realizado pelos estudantes dos cursos técnicos nos setores de produção.
26. Zelar pelo cumprimento da Lei 10.861/04 que criou os SINAES/CPA.
27. Proporcionar apoio sistemático e de forma continuada e eficiente aos cursos noturnos.
Cultura, Esporte e Lazer
1.
1. Promover e apoiar atividades artísticas e culturais, oferecendo recursos necessários para desenvolver inteligências múltiplas dos discentes como: aulas de canto, teatro, música, etc.
2. Reestruturar e oferecer apoio à fanfarra.
3. Adquirir instrumentos musicais para a oferta de aulas, em cumprimento a Lei 11.769, de 18/08/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.
4. Construir, ampliar, modernizar e disponibilizar estruturas físicas e materiais que propiciem a prática de atividades de lazer e esportivas, como: cobertura de quadras; construção de piscina; setores apropriados para prática de ginástica, peteca, xadrez, atletismo, musculação e outras modalidades.
5. Incentivar a prática de novas modalidades de esporte no campus como: squash, badminton, skate, natação, tênis, etc.
6. Incentivar a prática esportiva e de lazer por todos os alunos, independente da participação em equipes de competição.
7. Disponibilizar condições físicas, materiais e profissionais para o desenvolvimento pleno de atividades de esporte e lazer.
8. Incentivar a participação dos estudantes em campeonatos entre os cursos, entre os Campi do IFMG e entre Institutos.
9. Implantar mais espaços multiusos, próximos aos locais de concentração de estudantes e servidores, com quiosques, cantinas, reprografia e outros serviços.
10. Buscar recursos para a construção do Centro de Vivência no campus, para uso dos estudantes e servidores, que ofereça entretenimento, cultura, informações e outros serviços.
PESQUISA E EXTENSÃO
1. Criar a Coordenação Geral de Pesquisa e Extensão incentivando a criação de novos grupos de pesquisa e fortalecendo os já existentes.
2. Estabelecer acordos de cooperação mútua com universidades e centros de pesquisa.
3. Apresentar à Reitoria um projeto de criação de um periódico para o Instituto.
4. Incentivar a pesquisa e a iniciação científica nas diversas áreas acadêmicas.
5. Estimular o desenvolvimento de projetos ambientais (miniusina de reciclagem, recuperação de áreas degradadas, proteção de nascentes, aproveitamento de águas pluviais, etc.) de forma a promover a conscientização ambiental e a solução de problemas nesta área.
6. Firmar convênios de prestação de serviços entre o público externo, servidores e estudantes.
7. Estimular a realização de pesquisas demandadas pela comunidade externa (pessoas e empresas).
8. Realizar diagnóstico das carências regionais de forma a subsidiar projetos e cursos de extensão visando melhoria da qualidade de vida da comunidade externa.
9. Promover o desenvolvimento de projetos sociais junto à comunidade urbana e rural, buscando maior integração Escola/Comunidade.
10. Implantar o projeto Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) em parceria com IBAMA, que visa receber e tratar animais apreendidos ou feridos.
11. Ampliar e incentivar a participação do campus nas atividades realizadas pelo projeto RONDON, oferecendo recursos diversos.
12. Promover, periodicamente, eventos interativos socioculturais, visando à integração entre a comunidade escolar e a comunidade externa.
13. Estimular a visitação ao campus de alunos da educação básica da região para o conhecimento e divulgação deste.
14. Criar “Mostra de Profissões” de forma a orientar os estudantes na escolha da futura profissão.
GESTÃO
PESSOAS
1. Aplicar de forma efetiva, política de qualificação/capacitação para promover o crescimento pessoal, profissional e proporcionar progressão funcional aos servidores.
2. Fortalecer e ampliar o diálogo com os servidores técnico-administrativos e docentes e com sua entidade representativa no Campus.
3. Discutir, redefinir e divulgar a “norma interna” que viabiliza a qualificação continuada dos servidores com flexibilização do horário de trabalho durante este período.
4. Proporcionar a participação dos servidores em eventos de integração em áreas afins entre os campi e institutos, para troca de experiências.
5. Implantar a semana de avaliação da saúde dos servidores e estudantes com a realização de exames clínicos e palestras.
6. Melhorar as condições de trabalho dos servidores através de ambientes e equipamentos ergonomicamente adequados.
7. Ofertar palestras, cursos, minicursos e oficinas relevantes à comunidade escolar com a participação de profissionais qualificados.
8. Implantar política de valorização profissional, aproveitando o potencial e o talento dos servidores.
9. Implantar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tornando o ambiente de trabalho mais seguro.
10. Implantar a Brigada de Incêndio em parceria com as Prefeituras e com voluntários da comunidade externa.
11. Criar critérios internos para redistribuição dos servidores entre os campi/Institutos, obedecendo-se o interesse da instituição e do servidor.
12. Receber, orientar e acompanhar de forma continuada e eficiente os novos servidores em suas atividades no campus.
13. Implantar política de assistência aos servidores próximos da aposentadoria.
14. Aprimorar as ações para dimensionar adequadamente a necessidade de pessoal, visando ao melhor atendimento das demandas do campus.
15. Oferecer aos servidores não residentes em São João Evangelista, um espaço como estrutura apropriada para descanso entre os períodos de trabalho (intervalo de almoço e à tarde).
RECURSOS FINANCEIROS
1. Ampliar a busca por parcerias e convênios com órgãos públicos e privados visando obter recursos para o campus.
2. Investir na melhoria do setor de informática através do aumento do link de acesso à Internet e aquisição de programas específicos para os cursos e espaços para pesquisa dos estudantes.
3. Disponibilizar gabinetes de trabalho para técnico-administrativos e professores.
4. Implantar lavanderia industrial para o atendimento dos diversos setores do campus e estudantes.
5. Construir biblioteca de forma a atender as necessidades atuais e futuras do campus e transformar a atual biblioteca em espaço multiuso.
6. Reestruturar e ampliar os alojamentos dos estudantes e salas de estudo oferecendo qualidade e conforto.
7. Possibilitar acesso a Internet nos alojamentos, salas de estudo e demais locais onde se fizer necessário.
8. Implantar sistema alternativo de aquecimento de água para os setores onde for necessário.
9. Buscar redefinição dos critérios para ampliação dos recursos destinados ao Programa de Assistência ao Educando.
10. Estabelecer convênios com as prefeituras de forma a complementar o Programa de Assistência ao Educando.
11. Discutir antecipadamente com a comunidade escolar a melhor forma de aplicar os recursos financeiros recebidos.
ADMINISTRATIVA
1. Criar canal eficiente de comunicação entre a comunidade escolar, direção e reitoria.
2. Implementar o NAPNE ( Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais) com ações e projetos, objetivando prover a acessibilidade virtual em sites, portais, objetos de aprendizagem, ambientes de educação a distância e sistemas web.
3. Aperfeiçoar e ampliar as ações relacionadas à acessibilidade e à inclusão social.
4. Ouvir dos servidores sugestões de nomes a ocupar cargos comissionados do Campus.
5. Realizar avaliação periódica dos servidores ocupantes dos cargos comissionados.
6. Divulgar com clareza as funções dos cargos comissionados e o organograma do campus.
7. Dar autonomia aos responsáveis pelos setores para decidirem sobre assuntos relativos à sua área de atuação levando ao conhecimento da direção geral.
8. Solicitar dos servidores ocupantes de cargos comissionados a apresentação de propostas e projetos visando à melhoria do setor sob sua responsabilidade.
9. Criar o Banco de Ideias que possam melhorar continuamente o campus, com reconhecimento das ideias efetivamente aplicadas.
10. Melhorar a divulgação dos eventos realizados no campus, dando especial atenção ao processo seletivo/vestibular.
11. Tornar legítimos os dizeres da “Nossa Missão”, consolidando-nos como um verdadeiro centro de educação regional, onde se promova realmente o desenvolvimento humano e se contribua para o progresso das pessoas, do campus e da comunidade local e regional.
Estas são as metas que orientam o projeto de gestão para o nosso Campus. Acreditamos em uma gestão estratégica, com crescente participação da comunidade escolar. Esse caminho que pretendemos, levará a ações específicas e articuladas que visem a uma Gestão Participativa, à Expansão Planejada e a Valorização das Pessoas.
Você também pode participar da elaboração deste plano. Sugira, aponte, discuta conosco. Participe !!!